terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ROTEIROS - PUERTO MADERO E RETIRO

PUERTO MADERO

Puerto Madero é um bairro nobre da cidade de Buenos Aires. Hoje um dos bairros mais modernos da cidade, sendo um centro financeiro da mesma.


Buenos Aires possuía problemas históricos em relação ao descarregamento de navios em sua costa devido à baixa profundidade do rio da Prata. Os navios tinham que desembarcar seus passageiros e mercadorias em outras embarcações até chegar em terra. Em 1882 o governo federal contratou o comerciante Eduardo Madero, razão do nome do bairro, para ser encarregado da construção de um novo porto que poderia resolver esses contratempos.

Ao longo dos anos surgiram sucessivas propostas para reurbanização do porto antigo ou para sua completa demolição, no entanto nenhum desses planos se contretizou. Até que em 15 de novembro de 1989 o Ministério de Obras e Serviços Públicos, o Departamento do Interior e da Cidade de Buenos Aires assinaram os atos constitutivos para criação de uma sociedade anônima denominada "Corporação Antigo Puerto Madero".

O governo municipal iniciou, com o apoio da cidade de Barcelona, estudos do plano de revitalização, houve a convocação um concurso nacional de idéias em 1991, a partir desse surgiu o "plano mestre" para o novo bairro. A realização desse plano significou a maior obra do gênero realizada em Buenos Aires com um investimento total, por parte do Estado, de cerca de um bilhão de dólares. Foram abertas várias ruas e avenidas, que posteriormente receberam nomes de influentes mulheres latino-americanas. Foram criados também parques e monumentos.

Devido às recessões enfrentadas pelo país entre 1998 e 2002 muitas obras previstas para o bairro foram suspensas. Através da recuperação experimentada pela economia argentina a partir de 2003 houve um novo impulso imobiliário. Puerto Madero foi dividido em 4 regiões, chamadas de "Diques".






ROTEIRO.:
  • ART DISTRICT
  • CORVETA URUGUAY
  • FRAGATA SARNIENTO
  • MUSEO DE LA INMIGRACION
  • RESERVA ECOLOGICA COSTEIRA
  • PUENTE DE LA MUJER

RETIRO



O bairro do Retiro se encontra entre Recoleta e San Nicolás. Nesse bairro você encontrará as principais estações de trem, além de inúmeras linhas de colectivos (nome dado aos ônibus na Argentina). Esse bairro é um dos principais centros comerciais da cidade, onde você poderá encontrar produtos típicos, artigos de couro, trabalhos artesanais, etc.
Uma das vias mais populares desse bairro é a Calle Florida, uma rua totalmente reservada aos pedestres e uma das principais artérias comerciais de Buenos Aires. É nessa rua que se ergue o monumental centro comercial Galerías Pacífico, onde você poderá apreciar toda a suntuosidade de seu belo edifício enquanto se deslumbra com a grande variedade de produtos e serviços ali oferecidos.
Merece destaque nesse bairro a Torre Monumental, conhecida como Torre de los Ingleses, um presente do governo britânico por ocasião do centenário da independência da Argentina, assim como o centro histórico do bairro, localizado na Plaza General San Martín. Segunda praça mais importante da história de Buenos Aires (depois da Plaza de Mayo), é na Plaza de San Martín que se encontra o monumento eqüestre em homenagem ao General José de San Martín.
Edifício Kavanagh, situado na Calle Florida, foi inaugurado em 1936, sendo um dos primeiros arranha-céus construídos em Buenos Aires. Atualmente esse edifício de 120 metros de altura é considerado Monumento Nacional da Argentina. Outras atrações do bairro são o Totem Canadense, a Calle de la Reconquista, as Catalinas Norte e o Palácio de San Martín.










ATRAÇÕES.:
  • PALACIO SAN MARTIN
  • PLAZA SAN MARTIN
  • TORRE BENCICH
  • TORRE DOS INGLESES
  • CALLE FLORIDA
  • GALERIAS PACIFICO



CONTINUAMOS NO PROXIMO POST.:












Nenhum comentário:

Postar um comentário