sábado, 4 de fevereiro de 2012

BAIRRO A BAIRRO - PALERMO

PALERMO

CHEGAMOS NO BAIRRO MAIS VERDE DA CIDADE, COM SEUS PARQUE, BOSQUES E JARDIM E UNS DOS MELHORES BAIRROS RESIDENCIAIS DE BUENOS AIRES.

É um dos bairros mais turísticos da cidade devido aos Bosques de Palermo, cafés, restaurantes, discotecas, e o Zoológico de Buenos Aires. Destaca-se também pela grande quantidade de sedes de produtoras de cinema e TV, localizadas em Palermo Hollywood.



COMEÇAMOS NOSSO ROTEIRO SAINDO DA MAIPU SENTIDO AV. SANTA FÉ.

  • AV. SANTA FÉ

Avenida Santa Fe é uma das principais vias em Buenos Aires , Argentina . A artéria é essencial para o eixo imaginário de Barrio Norte , em Buenos Aires, compreendendo as áreas influenciadas pela via da avenida através de Retiro , Recoleta e Palermo bairros, é considerada uma das principais áreas comerciais e ambulantes da cidade, suas muitas boutiques, apelidando-a Avenida da Moda. Shopping Alto Palermo , na Avenida Coronel Díaz , é um dos shoppings verticais da cidade. Avenida Santa Fe também é uma atração por sua arquitetura, que lembra muito Paris . Seu nome é uma homenagem à província de mesmo nome na Argentina.

Subindo esta avenida ate cruzar com Calle Callao chegaremos ao,

  • LIVRARIA EL ATENEO 



Abrem-se as cortinas. Surgem algumas mesas -nas quais clientes conversam em voz baixa-, um piano solitário e, no centro do palco, lá está você.

A garçonete atravessa o tablado e entrega, junto ao "cortado" (como os argentinos chamam o café com leite), dois pedacinhos de pão-de-ló e um copo de água gelada -cortesia da casa. É a sua deixa. O que fazer? Nada. Relaxe na cadeira, beba o café e aproveite o clima do El Ateneo Grand Splendid, que já foi teatro, cinema e hoje abriga uma das maiores livrarias da América Latina.

O Grand Splendid foi construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann, que queria fazer ali uma catedral das artes cênicas. Eram quatro fileiras de camarotes, com capacidade para 550 poltronas, além das 500 na geral.

Como ainda pairava no ar o clima da Primeira Guerra (1914-1918), a cúpula do teatro foi ornamentada pelo italiano Nazareno Orlandi com temas pacifistas.

Nessa época, Glücksmann era proprietário da gravadora Nacional-Odeón, selo que lançou Carlos Gardel. O mito do tango, aliás, se apresentou várias vezes nesse palco. A partir de 1924, concursos de tango começaram a acontecer ali e, em 1926, o Grand Splendid passou a funcionar como cinema, sendo um dos primeiros a exibir filmes sonorizados.

Devido à concorrência com as grandes redes de cinema, porém, o teatro foi fechado e adquirido, em 2000, pela cadeia de livrarias Yenni. O acordo foi criticado por alguns, que defendiam a manutenção do cinema como tal, e elogiado por outros, que viam na livraria a possibilidade de preservação do edifício.

A adaptação do espaço se manteve fiel à estrutura do teatro. Só que fileiras de estantes substituem as de poltronas. No subsolo, há seção de literatura infantil e, nos pisos superiores, uma galeria de arte e uma seção de música clássica. A loja tem cerca de 100 mil títulos de livros e 10 mil de CDs.

No antigo palco, hoje um café, pode-se folhear livros e ouvir música. Nas tardes de quinta, Rubén Ramos assume o piano, e a livraria volta a ser uma casa de espetáculos. 


El Ateneo Grand Splendid - Av. Santa Fe, 1.860, tel.: 00/xx/54/11/4813-6052;www.tematika.com.ar.

APOS O ATENEO VAMOS PEGAR A AV. CALLAO E EXPERIMENTAR O METRO ARGENTINO, ENTRAREMOS NA ESTAÇÃO CALLAO


E VAMOS DESCER NA ESTAÇÃO PLAZA ITALIA


A PARTIR DAQUI IREMOS CONHECER PALERMO COMEÇANDO PELA PLAZA ITALIA,

  • PLAZA ITALIA

Plaza Italia é um pequena praça do Bairro de Palermo, próxima ao Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Subte, Sociedade Rural Argentina, pontos de ônibus e Parques de Palermo. Fica na Avenida Santa Fé, numa rotatória de onde saem as Avenidas Las Heras e Sarmiento. Seu arredor é bastante movimentado, mas essa praça parece apenas ser um lugar de passagem para milhares de pessoas apressadas.
O monumento da Plaza Italia foi uma doação dos residentes italianos à cidade de Buenos Aires, inaugurado em 19 de junho de 1904. Foi feito pelo escultor italiano Eugenio Maccagnani e é uma réplica de um monumento localizado em Brescia, Itália. Demonstra Giuseppe Garibaldi sobre seu cavalo, com a sua espada erguida em direção ao céu, como a lendária figura do herói. Abaixo do cavalo há duas estátuas que medem 3,5 metros de altura, uma de cada lado, que representam a Vitória e a Liberdade.

  • JARDIM BOTANICO

Jardim Botânico de Buenos Aires também denominado como, Jardim Botânico Carlos Thays da Cidade Autônoma de Buenos Aires, é um Jardim botânico que se encontra próximo aos bosques do bairro de Palermo da capital federal de Argentina, a Cidade Autônoma de Buenos Aires. Se inaugurou em 7 de setembro de 1898. Atualmente o botânico tem 69.772 m², nos que se encontram além de 5.500 espécies vegetais, diversas esculturas.

  • MUSEU EVITA

Este museu foi inaugurado no dia 26 de julho de 2002, para comemorar o aniversário número 50 da morte de Eva Perón. Hoje, é um do sprincipais atrativos turísticos da Cidade de Buenos Aires, visitado por argentinos, mas também por pessoas de todo o mundo.
O edifício alberga o museu numa maravilhosa construção, adquirida no ano 1948, pela Fundação de Ajuda Social María Eva Duarte de Perón. No an 1959, o edifício foi ocupado pelo Governo e funcionaram  escritórios administrativos dos diferentes ministérios estatais. Em 1999 foi utilizado pelo Intituto de Investigações Históricas Eva Perón.
No edifício reslizaram-se algumas modificações arquitetónicas para instalar o museo Evita, como o fim de dar-lhe a identidade de aquela mulher que lhe dava o nome.
O museu, reflexa a vida, a obra e o pensamento de Eva Perón... Para quem a conhece, para quem não e para quem quere conhecê-la ainda mais. Um museu pensado e criado para todos aqueles argentinos e extrangeiros que gostem de conhecer e compreender uma das mais importantes partes da nossa história.
Visitas Guiadas:
Duração aproximada: uma hora.
Das terças-feiras aos domingos (em idiomas: espanhol, inglés, Português e francés)
Reservas para grupos (instituções, escolas e turistas)
Informações e Reservas:
  • JARDIM ZOOLOGICO

O zoológico tem duas entradas:
1° Endereço: Avenida Las Heras e Av. Sarmiento (Plaza Italia)
2° Endereço: Avenida Libertador e Sarmiento (Entrada aberta nos finais de semana, feriados e férias)
Fone de informações: (5411) 4011-9900

zoológico é um passeio tradicional na cidade de Buenos Aires, está localizado no bairro de Palermoa poucos minutos do centro da cidade.

  • JARDIM JAPONES

Jardim Japonês foi criado pela comunidade japonesa de Buenos Aires. O Jardim está localizado no bairro de Palermo.

Jardim Japonês representa um parque típico do Japão, com seus lagos e cachoeiras. O jardim tem muitas espécies de plantas. Na primavera e no verão é um prazer ver o colorido das flores.

No Jardim Japonês opera um restaurante e casa de chá em um pagode típico.

Jardim Japonês e administrado por Fundação Cultural Argentino-Japonês. Por estas razões, muitas festas no Japão são realizados no Jardim Japonês. Também opera uma biblioteca de assuntos japoneses. Muitas performances teatrais e recitais de música são realizadas no jardim japonês.

  • MUSEU DE ARTES PLASTICAS

O Museu de Belas Artes Eduardo Sivori foi fundada pela necessidade de valorizar a produção da arte nacional, reunindo obras que levam o público "conhecimento direto dessas expressões do espírito." No final de 1933, um projeto do vereador Fernando A. Ghio resultou na portaria que estabeleceu a criação do museu. No entanto, o Sivori foi oficialmente inaugurado em 1938 escritórios, Prefeitura da Cidade do Conselho Honrosa. Durante os primeiros quatorze anos foi Museu de Belas Artes, Artes Aplicadas e Artes comparativo anexo. Em 1952 ele foi transferido para a Avenida del Libertador 2373, hoje abriga o Museu José Hernández.Enquanto isso, em 1955, ocupou uma área de 1.033 Paraguai Street, onde ele foi expulso em 1961 após a reformulação da Avenida 9 de Julio, para o Teatro General San Martin.
Em 1936, um decreto estabeleceu a realização anual de um Salão de Pintura, Escultura, Desenho, Gravura e (análogo ao Prêmio Nacional), com prêmios de compra. Esta foi a base de coleta de patrimônio inicial do museu, além de compras diretas e doações individuais para o total mais de três mil peças de hoje.
Durante o período 1975 - 1977 Sivori o foi fundido com o Museu de Arte Moderna sob o nome de "Museu Municipal de Artes Visuais". Em 1980 tornou-se parte do Centro Cultural em Buenos Aires, até finais de 1982 recuperou a sua autonomia.Não menos incerta eram os lugares onde o trabalho é a sua sede; desde a sua fundação, era sempre instalações provisórias, insuficiente para realizar o seu trabalho.
Em 1995, por iniciativa do Prefeito da Cidade de Buenos Aires, Jorge Dominguez, seu secretário de Cultura, Eduardo García Caffi, eo Diretor-Geral, em seguida, dos Museus, Inés Urdapilleta, Sivori Museu tem o seu próprio sede. A partir de um projeto entre o Departamento de Arquitetura e do Departamento de Museus, o museu novo, desde então, com um salão grande exposição para a exposição permanente da colecção em rotação, bem como salas para exposições temporárias. Inclui também um espaço aberto, o jardim de esculturas, biblioteca, salas polivalentes para cursos, conferências e representações teatrais, restauração de fotos e armários, um pequeno anfiteatro, um café e uma loja.
O jogo está situado numa localização privilegiada, em frente ao Jardim Rosa de Palermo, quem participa e enquadrá-lo como um espaço de reflexão espiritual contemplativa e fruição estética para o povo da cidade de Buenos Aires.
Museu de Belas Artes Eduardo SivoriAv Infanta Isabel 555 (em frente à ponte da Rosa de Palermo). C1425ABX Buenos Aires, Argentina. Tel / Fax +54 011 4774-9452 / 4772-5628 / 4778-3899.. 
Horários: Terça a Sexta das 12 às 20 horas. Sábados, domingos e feriados das 10 às 20 horas. / Entrada: R $ 1. Sábados e quartas-feiras, gratuitamente.


  • PARQUE 3 DE FEBRERO

Parque Tres de Febrero , também conhecido como Bosques de Palermo ("Bosques de Palermo"), é um parque da cidade de 25 hectares (62 hectares), localizados no bairro de Palermo em Buenos Aires , Argentina . Localizado entre Libertador e Av. Figueroa Alcorta , é conhecida por seus pomares, lagos e jardins de rosas.
Muitas pessoas usam o parque todos os dias, tanto em pé e de bicicleta, e este número aumenta consideravelmente nos fins de semana.Passeios de barco estão disponíveis nos três lagos artificiais dentro do parque. Perto do lago de barco é o Jardim dos Poetas, com bustos de pedra e bronze de poetas de renome, incluindo Jorge Luis Borges e William Shakespeare . Nos últimos anos, o Bosques de Palermo tornou-se popular com travestis prostitutas à noite.

  • PLANETARIO GALILEO GALILEI

Planetario Galileu Galilei da cidade de Buenos Aires fica no Parque Tres de Febrero, mais conhecido como Bosques de Palermo.
De arquitetura futurista, sua construção começou em 1962, sob a direção do arquiteto argentino Enrique Jan. Seu formato representa a silhueta do planeta Saturno, além de se parecer também com um grande OVNI que tem a missão de levar todos seus visitantes a viagens de descobrimento pelo espaço.
O edifício tem 5 andares sendo o último uma sala de 20 metros de diâmetro com 360 cadeiras reclináveis para a observação da cúpula que é recoberta internamente com chapas de alumínio e funciona como um telão. Nela são projetados a Lua, o Sol, os planetas visíveis e mais 8900 estrelas, constelações e nebulosas.
No primeiro piso há um museu onde está exposta uma rocha lunar trazida à Terra pela missão Apolo XI, um presente ao Planetario do então presidente dos EUA Richard Nixon. Também estão expostos três meteoritos achados na região “Campo del Cielo“, ao norte da Argentina (região que se extende entre as províncias de Chaco e Santiago del Estero), oriundos de uma chuva de meteoritos ocorrida a 4 mil anos atrás, provocada por um pequeno asteróide de 8 a 10 metros de diâmetro que se chocou contra a atmosfera terrestre, estilhaçando-se e provocando inúmeras crateras ao cair nesta região.

Quinta-feira sábado e domingo de 20-22 pm
  • MALBA





A coleção Costantini esteve aberta desde 1990 a especialistas do âmbito local e internacional, e muitas de suas obras foram emprestadas para exposições que ocorreram em diversos países da América e Europa. No ano 1996, o conjunto se apresentou pela primeira vez ao público em geral, no âmbito do Museu Nacional de Bellas Artes, apresentação que se repetiria mais tarde no Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu.
Os fins do ano 1998, com a aquisição de um terreno sobre na Avenida Figueroa Alcorta, se deu o primeiro passo para a construção de um espaço que puder abrigar a totalidade da coleção Costantini. Depois uma convocatória na que se receberam 450 propostas de 45 países, se selecionou a três arquitetos argentinos para encomendar-lhes a construção do edifício. Eles foram Gastón Atelman, Martín Fourcade e Alfredo Tapia, do estudo cordobés AFT Arquitectos.
Horários 
Quinta-feira a segunda-feira e feriados das 12:00 h às 20:00 h. Quarta-feira até às 21:00 h.Encerra terças-feiras. Informações e reservas: 4808 0754.
  • MUSEU METROPOLITANO


O prédio que estávamos visitando foi construido em 1928 e ocupa 3.800 metros cobertos. Em 1937 foi comprado pela senhora Leonor Uriburu de Anchorena e funcionou como residência da família durante quase cinquenta anos. Finalmente, em 1986 foi cedido ao Conselho de Buenos Aires, uma entidade civil sem fins lucrativos que se ocupou da sua manutenção e de levar a cabo nele diferentes atividades culturais e educativas. 
No museu levam-se a cabo diferentes atividades, desde cursos e conferências até exposições temporárias. Além, o Metropolitano conta com o arquivo fotográfico do jornal El Mundo, que funcionou entre 1928 e 1968; uma coletânea de gravuras, na que destaca-se uma série de gravuras de Leonardo Da Vinci impressa em 1784; e uma exposição que gira em torno à vida de Saint Exupery, o querido autor de El principito.

Um dos aspetos mais interessantes, porém, são as asas do piso térreo, nas que constantemente renovam as exposições temporárias de pintura, escultura, desenho e fotografía
.

  • MUSEU DE ARTE DECORATIVA


Bem-vindo ao Museu Nacional de Artes Decorativas. Temos o prazer de abrir as nossas portas para que você saiba os salões e do património artístico que são exibidas neles, informar as exposições temporárias e informá-los de nossas diversas atividades culturais. Nosso Museu, dedicado às artes decorativas, está instalado em uma residência de estilo magnífico neoclássico francês, construído no início do século XX foi classificado monumento artístico histórico em 16 de maio de 1997. O estoque atual superior a 4.000 objetos, que vão desde esculturas romanas de prata contemporâneas criações artesanais. O maior interesse está na coleção de artes decorativas europeias peças e esculturas orientais e pinturas do século XVI ao XIX, muitos dos quais pertenciam à família Alvear Errazuriz.Observamos o conjunto de miniaturas do Europeu XVI XX, o maior de seu tipo na América, formado por dois subsídios: a condessa Rosario de Zubov oferecido a 70 em memória de sua filha Tatiana e D.Asinari Vittorio di Bernezzo que se juntou em 2000.  Esperamos que, após a visita que oferecemos, você também nos escolhe e nos acompanhe.



Avenue del Libertador 1902 - C1425AAS 
Autónoma Cidade de Buenos Aires 
República Argentina 
Telefax (54 -11) 4801-8248 / 4802-6606 / 4806-8306 
e-mail: museo@mnad.org


fevereiro-dezembro: de terça a domingo 14-19 horas. segunda-feira fechado









































Nenhum comentário:

Postar um comentário