sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

BAIRRO A BAIRRO - PUERTO MADERO E RETIRO

PUERTO MADERO




Aqui estamos, Puerto Madero, para chegar aqui mais uma vez minha saida foi da Maipu sentido Av. cordoba, nela siga sentido puerto madero. Neste sentido iremos ao encontro de mais alguns lugares interessante como.:

  • Galerias Pacifico



Este monumental edifício foi construído em finais do século XIX para abrigar a loja Bon Marché, mas após a crise econômica da época, isso nunca foi aberto, e as instalações foram ocupadas por lojas menores. Em 1896, aqui estava a primeira casa do Museu de Belas Artes, que trabalham no local até 1910. Em 1908, a empresa Buenos Aires e Pacific Railway tornou-se parte do prédio para estabelecer seus escritórios e, posteriormente, ficou conhecido como Edifício do Pacífico. Foi adicionada uma cúpula coberta com afrescos por renomados artistas Antonio Berni, Spilimbergo Lino, Juan Carlos Castagnino, Urruchúa Manuel Colmeiro e Demétrio. Após anos de negligência, a antiga loja foi reaberta em 1990 como um centro comercial. Em seguida foram adicionados quatro novos murais, feitos por Rômulo Macció, ROBIROSA Josefina,Guillermo Roux e Carlos Alonso. Além da grande variedade de lojas, a tambem a Galerías Pacífico Borges Cultural Center, que oferece exposições e oficinas de arte, e da Escola de Dança Comédia Musical e Julio Bocca.
  • MUSEO DE LA IMIGRACION


O museu ocupa uma ala do antigo Hotel dos Imigrantes, que atuou entre 1911 e1953. Seu objetivo é destacar a imigração histórica, cultural, social e econômica na Argentina. Eles fazem parte de seus livros de registro de imóveis a chegada dos imigrantes no país.

  • FRAGATA SARMIENTO



Esta fragata, lançado em 1897, foi um dos mais avançados do seu tempo. Tem um casco de aço revestido em madeira e chapa de cobre, três mastros e uma figuraimponente, com a semelhança da Argentina. O navio foi nomeado depois que o fundador da Argentina Naval, Domingo Faustino Sarmiento. Entre 1889 e 1938realizou 37 viagens ao redor do mundo, e depois trabalhou como um navio de práticas de água doméstica até 1960. Dois anos depois ele foi declarado Patrimônio Histórico Nacional e viagens a museus e missões oficiais realizados. A Fragata "Sarmiento" representou a Argentina no protocolo de inúmeros eventos, como a coroação de Eduardo VII de Inglaterra em 1902, as comemorações do centenário da Independência do México, em 1910, a abertura do Canal do Panamá em 1914, ea inauguração da estátua de general San Martin, em Boulogne Sur Mer, França, em 1909.

  • CORVETA URUGUAY

Argentina é o mais antigo navio que ainda permanece à tona. Foi construído em 1874 na Inglaterra e seu capacete de aço é revestida com madeira. Entre 1877 e 1880 foi a formação navio da Marinha Argentina. Ela se formou a partir das três primeiras classes da Academia Naval criado por Sarmiento. Juntou-se a expedição de Comodoro Py, que reafirmou a nossa soberania na Patagônia. Suafaçanha de renome mundial ocorreu em 1903, quando o comando do Capitão Julian Irizar, e intemperismo terríveis tempestades, resgatado membros da expedição liderada pelo sueco Otto Nordenskjöld, cujo navio, o "Antarctic" foi destruído no gelo do Pólo Sul. Serviu também de transporte, científica e de apoiopara várias missões de observação e estudo sobre a costa sul da Argentina. Em 1960 ele foi para o museu, e anos mais tarde, foi declarada Patrimônio Histórico Nacional.

  • PUENTE DA LA MUJER

Esta passarela, projetada pelo arquiteto catalão e engenheiro Santiago Calatrava,foi inaugurada oficialmente em dezembro de 2001. Ele consiste de um corpo coberto em madeira, 160m de comprimento e inclinado de 39 m de altura, apoiada por tensores de vários, dando-lhe a forma de uma harpa. Possui uma peça giratória estiramento móvel central que permite a passagem de navios. Foi construído inteiramente em Espanha e levou o país em partes, que foram reunidos aqui. O trabalho foi financiado pela empresa Madero Este, que doou à cidade.

  • RESERVA ECOLOGICA COSTENEIRA SUR

Em dezembro de 1918, ele inaugurou a Praia Municipal, que permitiu desfrutar da costa do Rio de la Plata. Ele logo se estabeleceu nos cafés e restaurantes da área, oferecendo uma variedade de shows, e da Costa se tornou uma das principais áreas de lazer da cidade. Com o tempo, o passeio estava perdendo popularidade e em 1978, vários edifícios no local pertencente à cidade foram demolidos. Iniciou um projeto de desenvolvimento que foi feito para ampliar o City, por isso está cheio cerca de 350 hectares na costa. No entanto, o projeto foi cancelado e a terra conquistada ao rio foram abandonadas. Durante a próxima década, numerosas espécies de plantas e animais foram povoando a área, que se tornou uma reserva natural rica em flora e fauna. Em 1986, o Conselho Municipal da Cidade de Buenos Aires decidiu tornar a área protegida, aberto aos visitantes, e criou a Reserva Ecológica.

  • ART DISTRICT

O projeto é mais uma joia da coroa do grupo Faena, idealizado por Alan, ex-empresário do setor têxtil cujo sobrenome batiza o grupo. Em 2004, quando inaugurou o Faena Hotel+Universe, assinado por Philippe Starck, o empreendedor deu o pontapé inicial ao Faena Art District, projeto que prevê reunir hotéis, moradas, escritórios, comércio e área cultural em um só lugar. “Um grãozinho de areia para o presente e o futuro de Buenos Aires”, nas suas modestas palavras.  

Amante da cidade, ele é um dos responsáveis pela transformação da então abandonada região de Puerto Madero em atual ícone do bem viver. A abertura do Faena Art Center arremata a reforma do edifício Los Molinos, de 1906, onde eram moídas mil toneladas diárias de farinha de trigo, quando a Argentina era o celeiro do mundo. O prédio foi transformado pelo escritório de arquitetura argentino Mc Cormarck & Associates e rebatizado Los Molinos Building. Já dispunha de 90 apartamentos, além de pontos comerciais e escritórios.
O espaço cultural que agora o completa é composto de um grupo de escritórios e dois andares de 630 m² cada – um deles é dedicado às exposições, com pés-direitos de 3,60 m e 9 m. A Catedral, salão que abriga a obra contemporânea de Neto, tem janelões por onde entra intensa luz.





AGORA É HORA DO PAPA ( ALMOÇO) RECOMENDAÇÃO
  • SPELL CAFE


UM LUGAR RELAXADO, INFORMAL, PARA DESFRUTAR UM CAFE DA MANHA, ALMOÇO OU JANTAR. A CARTA OFERECE OPÇÃO SIMPLES, MAIS VARIADA: TABUAS DE QUEIJO, PIZZA, SALADAS, MASSAS E PEIXES.

CALLE ALICIA M. JUSTO, 740

  • RETIRO
Dando continuação para o passeio passamos agora para o bairro retiro, seguindo para a Plaza San Martin,

  •  Plaza San Martin

O terreno onde fica a Praça San Martín foi cenário de importantes fatos da história da Cidade. Em 1807, durante a segunda invasão inglesa, desenvolveu se neste lugar o combate que resultou em uma vitória do povo local e a zona foi batizada popularmente de "Campo de la Gloria". Aproximadamente em 1812, o general San Martín instalou aqui os quartéis do Regimento de Granadeiros a Cavalo e fez exercícios militares em preparação para as campanhas contra os realistas. O prédio passou a ser conhecido como "Campo de Marte". Ao completar-se o centenário do nascimento do prócer, em 1878, foi-lhe dado o nome de Praça San Martín, algumas obras foram feitas para embelezála. Em 1932 a praça se estendeu até o pé do característico barranco e, um ano depois, o trecho da Rua Arenales, que até então a atravessava, foi interditado para o trânsito. O traçado atual da praça é resultado de diferentes projetos realizados pela Prefeitura de Buenos Aires. O paisagista francês Carlos Thays, responsável por muitos dos principais espaços verdes da Cidade e Diretor de Parques e Passeios a partir de 1891, fez aportes significativos e incorporou novas espécies à sua vegetação. Além de seus variados exemplares autóctones e exóticos, a Praça San Martín apresenta importantes monumentos e obras escultóricas. Em 1942, foi declarada Local Histórico.
  • CALLE FLORIDA

Em um mapa que data de 1582 –apenas dois anos depois que dom Juan de Garay fundasse Buenos Aires– aparece traçado o caminho que, após vários séculos, transformaria-se na Rua Florida (calçadão). Em meados do século XVIII, esta via tomou o nome de San José e para 1785, o Vice-rei Nicolás del Campo, marquês de Loreto, ordenou pavimentá-la com paralelepípedo. Após as invasões inglesas de 1806 e 1807, o Vice-rei Santiago de Liniers dispôs mudar seu nome por Baltasar Unquera, em homenagem a seu assistente, um tenente de navio que tinha participado na defesa da Cidade. Finalmente, em 1814, foi batizada de Valle de la Florida, em homenagem à vitória contra os realistas no Alto Peru. Nas comemorações do Centenário da Revolução de Maio, em 1910, Buenos Aires vestiu-se de gala, e a Rua Florida, sendo na época uma importante artéria comercial, foi a principal via de circulação. Aproximadamente em 1913, alguns trechos desta rua passaram a de pedestres (calçadão) e, em 1971, o trânsito em toda sua extensão foi proibido.

  • IGREJA SANTA CATALINA

Inaugurado em 1745, Santa Catalina de Siena foi o primeiro convento para mulheres da Cidade de Buenos Aires. Foi construído para albergar as freiras da congregação de Santa Catalina da segunda ordem dominicana, que moraram aqui até 1974. O mosteiro e a igreja foram desenhados pelo arquiteto jesuíta Andrea Bianchi, porém, durante sua construção, que levou quase meio século, várias modificações foram introduzidas ao projeto original. Na fachada da igreja destacam-se quatro pilastras coroadas com capitel de estilo jônico que enquadram vãos superpostos. No frontão neoclássico está inscrito o lema In hoc signo vincis (Com este sinal vencerás). Uma placa de mármore evoca a heróica defesa da Cidade contra os invasores ingleses em 1807, e lembra que nesses dias o templo funcionou como hospital para feridos de ambos os bandos. O mosteiro e a igreja foram declarados Monumento Histórico Nacional.

  • Edifício do Centro Naval

A sede do Centro Naval, desenhada pelos arquitetos Gaston Louis Mallet, de origem francesa, e o suíço Jacques Dumant, constitui um dos principais expoentes do estilo beaux arts na Cidade de Buenos Aires. O edifício tem uma fachada de característica eclética. Destaca-se o pórtico art nouveau, feito em ferro e bronze provenientes da fundição de velhos canhões utilizados na luta pela Independência nacional. Os suntuosos salões interiores apresentam uma marcante influência do estilo belle époque.

  • Monumento ao General San Martín

Esta obra que honra o general José de San Martín, realizada em 1862 pelo francês Louis Joseph Daumas, foi a primeira estátua eqüestre da Argentina. Por volta de 1910, o escultor alemão Gustav Eberlein tinha desenhado o envasamento de granito vermelho polido sobre o qual se eleva a figura do General, e os quatro grupos escultóricos das esquinas, que representam marcos na campanha pela Independência: "A Partida para a Guerra", "A Batalha", "A Vitória" e "O Regresso do Vencedor". Na frente da plataforma destaca-se a figura de Marte, deus da Guerra, e nas três faces restantes, uma série de baixo-relevos evocam as diferentes batalhas. José de San Martín (1778-1850) foi um dos máximos heróis da Independência argentina, também reconhecido como o libertador do Chile e do Peru. Destacado militar e estrategista, em 1812 criou o Regimento de Granadeiros a Cavalo, instalando seus quartéis nesta mesma praça. Entre 1813 e 1818, San Martín protagonizou fatos cruciais na luta pela independência: venceu as tropas espanholas na batalha de São Lourenço, reorganizou o Exército 

  • PALACIO SAN MARTIN

Este suntuoso palácio, construído no começo do século XX, foi desenhado pelo arquiteto Alejandro Cristophersen sob pedido de Mercedes Castellanos de Anchorena, cuja família morou aqui até a década de trinta. O prédio, que conjuga elementos do academicismo francês e do estilo borbônico, está conformado por três residências independentes que convergem em um vestíbulo central. Em 1936, o Estado nacional adquiriu o palácio para instalar o Ministério das Relações Exteriores. Atualmente, em seu interior funciona a sede do cerimonial deste Ministério, cujas dependências administrativas se mudaram em 1998 para o moderno edifício localizado na esquina oposta, na confluência das Ruas Arenales e Esmeralda. O novo edifício, obra dos arquitetos Natán Aizanstat, Carlos Rajlin, Carlos Dodero e Cristina Levinton, apresenta uma fachada espelhada que, através de um jogo de reflexos, mantém um diálogo com o tradicional palácio.

  • Monumento aos Mortos nas Malvinas

Este monumento honra aos mortos na guerra das Malvinas, que em 1982 enfrentou a Argentina com o Reino Unido pela soberania destas duas ilhas localizadas no Atlântico Sul. O cenotáfio conta com vinte e cinco placas de granito preto, onde estão gravados os nomes de 649 soldados que perderam a vida no conflito. No chão encontram-se os vinte e três escudos das províncias, o da Cidade de Buenos Aires e o da Nação. Na asa esquerda, sobre a figura das ilhas, arde uma lâmpada votiva, símbolo da eterna lembrança. No centro do lugar, cujo traçado simboliza a escarapela nacional, tremula a bandeira argentina, que todo dia é içada e arriada por uma guarda de honra composta por membros das três Forças Armadas (o Exército, a Marinha e a Força Aérea) e os Regimentos de Patrícios e Granadeiros.

  • HOTEL MARRIOT PLAZA

Este hotel, um dos mais elegantes da Cidade, foi construído em 1909 sob pedido de Ernesto Tornquist e hoje pertence aos seus descendentes. Desenhado pelo arquiteto alemão Alfred Zucker e considerado de avançada para a época, o edifício apresenta uma marca de estilo barroco alemão que foi preservada ao longo de sucessivas remodelações e ampliações. No hotel Marriot Plaza se hospedaram destacadas personalidades internacionais da arte, da política e do esporte.

  • TORRE DOS INGLESES

A Torre Monumental, popularmente conhecida como "Torre dos Ingleses", foi doada pela comunidade britânica na Argentina por ocasião do Centenário da Revolução de Maio. O projeto esteve a cargo do engenheiro Ambrose Poynter, e para sua construção foram utilizados materiais trazidos especialmente do Reino Unido. O relógio que coroa a torre está localizado a 35 m de altura e funciona com um pêndulo de 100 kg.
  • ESTAÇÃO RETIRO

A estação do Retiro foi construída conforme um projeto realizado por engenheiros e arquitetos ingleses em 1908 e inaugurada em 1915. Todas as peças utilizadas em sua construção foram fabricadas no Reino Unido. Sua estrutura corresponde às grandes estações de passageiros do século XIX. O setor da frente, com seus altos vitrôs, seus bares e o Grande Vestíbulo, tem a marca do academicismo francês. O segundo bloco, desenhado em torno da saída e chegada de trens, foi realizado segundo um critério funcionalista em ferro e vidro, materiais típicos das edificações da Revolução Industrial. Duas grandes naves paralelas de 250 m de comprimento constituem o setor das gares. Esta impressionante estrutura de ferro foi na época uma das maiores do mundo. Com os anos, foi restaurada em várias oportunidades e sofreu diversas remodelações, sem perder sua fisionomia monumental. Em 2006 foi declarada Monumento Histórico Nacional.



RETORNO AO HOTEL. HOJE É DIA DE TANGO...


SABOR A TANGO é a melhor maneira de viver a experiência do TANGO em todo o seu esplendor. Situado no coração de Buenos Aires, o lugar tem tudo a oferecer para o visitante:
• Ampla recepção e balcão com decoração tradicional.
• Grande salão de jantar com capacidade para 500 clientes, decorado com belíssimas pinturas e palcos especiais.
• Pista de dança e palco de dimensões profissionais em que se apresentam famosos artistas de tango e de música tradicional.
• Um salão dedicado especialmente à “Milonga Italia Unita”, habilitado para aulas de tango a principiantes (consulte-nos para conhecer as promoções para nossos convidados).
• No total: 2,5 mil metros quadrados dedicados inteiramente ao tango.





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário